Visando levar a você mais conhecimento sobre o mundo da criação,  incubação e manejo de aves domésticas, logo abaixo você encontrará dezenas de perguntas e respostas.

 

Se acaso não encontrar a resposta para a sua dúvida aqui nesta página, entre em  contato conosco, pois teremos a prazer de dirimir qualquer dúvida ou pormenor.

 

O que é uma chocadeira?

É um  compartimento isolado ou equipamento no qual temperatura, umidade e outras condições ambientais podem ser reguladas em níveis ideais, visando incubar artificialmente ovos de aves, e, em alguns casos de répteis.

 

Para que serve uma chocadeira?

A chocadeira serve para incubar ovos de aves, e em alguns casos de répteis,  de forma artificial possibilitando o aumento de ciclos durante o ano.

 

O que é taxa de eclosão de uma chocadeira?

Percentual de nascimento das aves que passaram pela incubação artificial.

 

Qual a diferença entre incubação natural e  artificial?

Na incubação natural a galinha faz todo o processo sozinha e de forma natural. No caso da incubação artificial utiliza-se uma chocadeira, pois a mesma recria condições (temperatura, umidade e etc) muito próximas a de uma galinha.

 

O que é Ovoscopia?

Procedimento que consiste em colocar os ovos contra uma fonte de luz, para verificar se há embrião ou não dentro do ovo.

 

Qual o momento de se fazer ovoscopia?

Sugerimos que a  ovoscopia seja realizada realizada em 2 momentos:

 

  1.  Antes de inserir os ovos na chocadeira;

  2.  Após 1/3 do período de incubação. No caso de galinhas 504 horas (21 dias).

 

Qual deve ser a temperatura dentro da chocadeira?

A temperatura da chocadeira pode sofre pequenas alterações. No casos das chocadeiras fabricadas pela GP as temperaturas são:

 

  1. 37,8° nos modelos GP 100 e GPRs

  2. 38,5 no modelo GP50

 

Qual deve ser a umidade dentro de uma chocadeira?

A umidade dentro da chocadeira deve ficar entre 50% e 55% nos 19 primeiros dias de incubação, e de 60% nos dois últimos 2 dias, para facilitar a eclosão dos ovos.

 

Qual tipo de lâmpada devo usar dentro da chocadeira?

Lâmpada de LED seja de 2w ou 9w

 

Qual a taxa de eclosão de uma chocadeira?

A taxa de eclosão  de uma chocadeira pode variar principalmente por causa de fatores externos tais como: temperatura e umidade do ar. No caso das chocadeiras fabricadas pela GP a taxa média de eclosão é de aproximadamente 70%, porém temos dezenas de relatos e cliente que conseguiram taxa de eclosão superiores à 90%.

 

Qual a capacidade das chocadeiras?

chocadeiras no mercado com capacidade bem diferentes. No caso das nossas chocadeiras temos modelos com capacidade máxima para 50 ovos e para 90 ovos de galinha, sendo que para codornas a capacidade  dobra.

 

A GP Chocadeiras produz chocadeira elétrica e automática?

Sim, todas as nossas chocadeiras são elétricas e automáticas e já saem de fábrica com a temperatura programada. (temperatura e tempo de viragem dos ovos). O cliente precisa acionar o botão da viragem após 2 dias do inicio do ciclo e desligar faltando 2 dias para nascer.

 

As chocadeiras da marca GP possuem controle de umidade?

Nossas chocadeiras não possuem controle específico  de umidade, no entanto a umidade das nossas chocadeiras é realizada facilmente através de uma bandeja com a água que deve ser completada a cada 2 ou 3 dias.

 

Há alguma diferença de consumo de energia entre as chocadeiras 110v / 220v?

Nenhuma diferença.

 

Quantos dias dura a incubação?

Depende da espécie. Veja a baixo o tempo de incubação de algumas aves domésticas:

 

  • Galinha.........................................21 dias
  • Codorna.......................................17 dias
  • Ganso..........................................28-34 dias
  • Pavão / Peru................................28 dias
  • Angola..........................................28 dias
  • Pato / Marreco.............................28-30 dias
  • Faisão..........................................23-28 dias

 

Como saber se os ovos estão fecundados?

Através da ovoscopia de deve ser realizada, no mínimo,  após 1/3 da incubação. Este processo deve ser realizado em ambiente escuro. Caso possua veias de sangue, este trata-se de um ovo fértil, mas se não tiver nenhum sinal de veias, ou se ovo estiver  avermelhado ou transparente, é porque não é um ovo galado, e deve ser imediatamente descartado.

 

A GP Chocadeiras vende ovo galado?

Não vendemos, mas se acaso precisar temos um grande parceiro que envia ovos galados para todo Brasil. É só acessar o site  https://www.mariosalviato.com.br/.

 

Posso abrir a porta da chocadeira para verificar os ovos?

A chocadeira deve ser aberta para a realização da ovoscopia após 1/3 do período e para reabastecimento da bandeja de água a cada 2 ou 3 dias, porém evite deixar a chocadeira muito tempo aberta até mesmo para a temperatura variar o mínimo possível com “estas aberturas”.

 

Depois de ligada a chocadeira e ajustada a temperatura. como colocar os ovos?

Os ovos devem ser colocados horizontalmente com a parte mais fina (o bico do ovo) em direção ao fundo ou à porta da chocadeira. Isso facilitará a viragem dos ovos.

 

A temperatura do ambiente pré-incubação pode influenciar na taxa de eclosão?

Sim, principalmente se a temperatura estiver elevada demais, podendo causar a morte do embrião. É de fundamental importância que você armazene os ovos em ambientes frescos (entre 18° e 21°).

 

Como guardar os ovos antes de inseri-los na chocadeira?

É importante guarda-los com a parte mais fina do ovo para baixo, seja em um cesto ou numa bandeja própria para ovos. Lembrando que o local de armazenamento deve ser fresco.

 

Quanto tempo os ovos podem ser armazenados até serem colocados na chocadeira?

Indicamos que os ovos sejam armazenados  por no máximo 7 dias antes de colocados na chocadeira, pois quanto mais tempo de postura, menor a taxa de eclosão.

 

Retirados os ovos não fecundados com 1/3 da incubação, devo colocar outros ovos no espaço daqueles retirados?

Não, principalmente porque a viragem automática não será compatível com os ovos colocados a mais tempo na chocadeira.

 

Perto do dia do nascimento o que devo fazer?

No 19° de incubação, ou seja, faltando 2 dias para a eclosão dos ovos de galinha, a viragem automática deverá ser desligada. Nos modelos  GP 100 e GPR 100 deverá acrescentar a 2ª bandeja com água para que haja aumento na taxa de umidade, e consequentemente, facilite a eclosão dos ovos.

 

Após o termino da incubação, posso colocar imediatamente novos ovos na chocadeira?

Após o término da chocagem, é necessário retirar os restos de casca de ovos, e fazer uma boa limpeza e desinfecção (interna e externamente) com um pano úmido contendo uma  solução de aguá potável com aguá sanitária. As grades devem ser removidas e lavadas em agua corrente, e depois também deverá ser passado um pano com a solução de aguá potável e aguá sanitária. Depois deixe, por alguns minutos, a porta da chocadeiras aberta para não ficar o cheiro. Isto é suficiente para já iniciar uma nova chocagem.

 

Depois de tirados da chocadeira quais os cuidados que devemos ter com os recém nascidos?

É crucial que os pintinhos sejam tirados da chocadeira somente após totalmente seca sua plumagem, isso deve ocorrer com prazo máximo de 6 horas após nascido. Depois coloque os pintinhos ou filhotinhos num local com aquecimento por 24 horas durante os próximos 45 dias de vida.

 

Quanto tempo pode faltar energia elétrica sem prejudicar a chocada?

Nos modelos de madeira, por volta de 3 a 4 horas, havendo um risco maior nos primeiros e nos últimos dias de incubação. No caso das chocadeiras de plástico a perda é imediata porque a perda de colar é rápida.

 

Posso anotar nos ovos a data que eles estão indo para a chocadeira?

Sim, porém as anotações  nos ovos devem ser somente com lápis ou carvão. No caso da anotação da data do início do processo de incubação, sugerimos que seja feita  propria chocadeira, bem como as data para ligar e desligar a viragem automática.

 

Posso chocar ovos de aves de diferentes espécies ao mesmo tempo e na mesma chocadeira?

Sim, somente se as espécies tiverem o mesmo período de incubação e faixas de temperaturas em comum, porém a taxa de eclosão talvez não seja a máxima. Fora isso não é indicado, pois terá conflito na hora de ligar e desligar a viragem automática.

Resumindo, o bom mesmo é chocar ovos da mesma espécie, até mesmo para maximizar a taxa de eclosão.

 

Qual é o prazo de garantia dos seus produtos?

No caso das chocadeiras 6 meses, à partir da data da compra. Para os produtos de outros fabricantes  vendidos no site da GP Chocadeiras, pode variar de produto para produto, por isso que você encontrará esta informação na pagina destina ao produto.

 

Pode confiar na GP Chocadeiras - Empresa Brasileira pioneira na fabricação de chocadeiras de ovos elétricas e automáticas

 

Aqui na GP sua Chocadeiras CHOCA mais!